Trump consegue ter reforma tributária aprovada pelo Senado


O novo presidente dos Estados Unidos tem conseguido executar seu plano de governo com mais facilidade do que se imaginava. Apesar de ir contra a maioria dos trabalhos executados pelo seu antecessor, seus projetos estão sendo aprovados e tendem a entrar em vigor. Na madrugada deste domingo a maioria dos senadores aprovou o projeto de reforma tributária do país.

A maioria republicana, que domina o senado, foi quem garantiu a aprovação um pouco apertada da proposta. Apenas um senador republicano foi contrário à reforma, Bob Corker. Ele se uniu aos democratas na votação e ajudou a tornar a disputa mais acirrada. Foram 10 horas de debate até que a reforma fosse finalmente aprovada.

Já a reforma na saúde proposta por Trump não teve o mesmo sucesso. O trabalho feito por Obama nesta área foi tão bem sucedido que ficou conhecido como “Obamacare”. Derrubar isso será realmente complicado para o novo presidente.

O próximo passo para sancionar a reforma tributária é conciliar o texto da que foi aprovada no Senado com o que foi aprovado pela Câmara dos Representantes, já que há algumas diferenças entre os dois. Após a conciliação, um texto final será criado e nova votação será realizada.

A base da proposta é: cortar impostos. Isso vai diminuir o que é gasto pelos norte-americanos com tributos legais, o que pode resultar em 1,5 trilhão de dólares no défict fiscal em uma década. apesar disso, seria importante para que o crescimento anual fosse superior aos 3%.

Os impostos para as empresas caem de 35% para 20%. Já para a população as taxas seriam apenas quatro parcelas progressivas, 12%, 25%, 35% e 39,6%. A maior diferença entre os dois textos da reforma é que um data para 2019 e ou outro prevê implantação imediata.

Ainda assim, os efeitos imediatos da reforma só seriam experimentados por 44% da população, que teria uma redução de 500 dólares por ano no gasto com impostos. Porém, o presidente da Câmara dos Representantes afirma que a redução anual pode chegar a 1,2 mil.

Esta é considerada a maior reforma tributária desde 1980. Um verdadeiro presente de natal para os americanos.

Veja também: