Quais os clubes mais poderosos financeiramente do Brasil? Confira o ranking


Quando se pensa em clube mais rico do futebol brasileiro, o torcedor logo pensa nos que mais tem poder de compra, aqueles que mais contratam jogadores para seus times. Ou seja, Palmeiras e Flamengo. Mas um estudo do site Soccerex Football Finance 100, publicado nesta quinta-feira, mostra outra coisa. Esta pesquisa avalia cinco pontos para basear suas conclusões: Ativos fixos, valor de mercado (atletas), dinheiro no banco, dívida líquida e investimentos potencias.

O ranking feito pelo site contempla 100 times do mundo inteiro. Mas somente alguns brasileiros conseguiram algum espaço na lista. E por incrível que pareça, o primeiro time do Brasil é o Atlético-PR, o que foge do grande eixo esportivo do país. O Furacão consegue figurar na 61ª colocação.

Torcida do Atlético-PR

Além dele, a pesquisa ainda conta com Internacional em 63º, Corinthians em 71º, São Paulo leva a 84º, Cruzeiro na 85º, Palmeiras pega a 87º, Fluminense a 92º e Flamengo por último na 94º.

Então, vale ressaltar que somente oito clubes brasileiros estão nesta lista. Muitos grandes ficaram de fora, como Vasco, Botafogo, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, dentre outros. O que chama mais atenção é um time do Paraná estar em primeiro, pois não é um time que tem conseguido sucesso no futebol nacional.

Mundo todo

Como dito anteriormente, é um ranking do mundo todo, então não podemos deixar de destacar as equipes dos outros lugares. A liderança geral é do time do Pep Guardiola, o Manchester City, seguido por outro inglês, o Arsenal. Em terceiro vem o time do Neymar.

Confira os 10 primeiros:

1. Manchester City (Inglaterra)

2. Arsenal (Inglaterra)

3. Paris Saint-Germain (França)

4. Guangzhou Evergrande (China)

5. Tottenham (Inglaterra)

6. Real Madrid (Espanha)

7. Manchester United (Inglaterra)

8. Juventus (Itália)

9. Chelsea (Inglaterra)

10. Bayern de Munique (Alemanha)

 

Treinador do Manchester City, primeiro time do ranking