5 Coisas que provocam mau cheiro na vagina


O órgão genital feminino, por ser exposto, está mais suscetível a doenças e infecções. Não é raro que as mulheres precisem recorrer a medicamentos para tratar alguma inflamação ou algo do tipo. E não é à toa que os consultórios ginecológicos estão sempre lotados. Em conversa com uma ginecologista, foram revelados alguns motivos pelos quais sua vagina possa cheirar mal, veja;

1. Infecções.

A alteração da flora da região pode causar forte odor. É este, na verdade, um dos principais motivos para o mal cheiro da vagina. Assim como as bactérias que causam mau hálito, aquelas que afetam a zona íntima feminina, ao se proliferarem, provocam um odor desagradável.

2. Menstruação

Neste período, o óvulo não fecundado é expulso do corpo carregado por um fluxo corrente de sangue. É este líquido que faz com que o cheiro da região vaginal se modifique. Por conter metais, deixa a área com um cheiro mais metálico e desagradável. Por isso é importante manter a higiene local, e há quem prefira os absorventes internos para evitar constrangimentos.

3. Exercícios Físicos

Não é a atividade física em si que altera os odores da região, mas o estímulo que as glândulas sudoríparas presentes na região recebem. Isso faz com que a área fique úmida e aquecida. Esses fatores somados ajudam bactérias mau cheirosas a se proliferarem.

4. Medicamentos

Os antibióticos são os principais medicamentos que causam este mau odor. Quando a mulher toma este tipo de remédio, ele acaba por afetar algumas bactérias presentes na vagina. As bactérias afetadas são responsáveis por manter o equilíbrio da flora da região.

5. Sexo

Mais uma vez as bactérias atuando para causar mau cheiro. Durante o sexo há uma intensa troca de substâncias que provocam odores fortes. Além disso, o fluido liberado pelo homem, ajuda a área a ficar mal cheirosa. A higiene depois do ato sexual é imprescindível.